Pesquisar neste blogue

segunda-feira, março 13, 2006

Faleceu o Engenheiro Nuno Pacheco Álvares Pereira, natural de Pomar de Rainha, freguesia de Salto, concelho de Montalegre. Engenheiro civil, exerceu nas minas de Arcozelo e de lá veio para a Câmara Municipal de Braga onde esteve largos anos ligado às obras. Foi sócio fundador da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga, da qual era actualmente presidente do Conselho Fiscal. Tinha 63 anos, estava reformado, tinha duas filhas e netos; comprara em tempos uma quinta em Crespos e agora entretinha-se a cultivá-la, cuidando de videiras e de fruteiras como de filhos, esperançado de que os herdeiros e os amigos vissem nesse trabalho um apego aos valores mais nobres da vida, sobretudo a esse princípio sagrado do dever de ganhar a vida com o suor do próprio rosto. A sua esposa, que conheço carinhosamente por Milota, viu e sentiu o tempo breve deste aconchego de projectos e agora não lhe restará senão a memória da grandeza do seu marido, do seu enraizamento à terra, do seu apego ao trabalho, da sua bonomia de espírito. Ficam-me na memória os seus gestos de afago e de simpatia nas reuniões e nos convívios da Casa de Trás-os-Montes, fica-me no ouvido o seu incentivo persistente de «tocar para a frente a nossa Casa» que o dinheiro aparece depois e fica-me na palavra poética a sua última acção, o remate final de um fulgurante arranjo de rosas vermelhas para oferecer à esposa. Nem eu soubera até esse momento em que ele ficou doente e foi internado para cuidados intensivos no Hospital de S. Marcos quanto lhe devia, quanto ele me apreciava e quanto eu e minha esposa nos sentíamos agarrados ao seu testemunho de homem simples e afável. Choramo-lo como nosso.

Sem comentários: