Pesquisar neste blogue

quarta-feira, março 31, 2021

NA PROCISSÃO DA BURRINHA - CD DOS «SINOS DA SÉ» DE BRAGA


A Associação Cultural e Festiva «Os Sinos da Sé» de Braga lançou, no dia 30 de Março, um novo trabalho discográfico, com 14 temas, dez dos quais constituem o repertório que o grupo apresenta na Procissão da Burrinha, evento religioso que se integra nas celebrações da Semana Santa de Braga, na quarta-feira. Por razões da pandemia SARS COVID 19 este evento não teve lugar no ano passado e também foi desmarcado para este ano. Aproveitando o tempo de confinamento, o grupo folclórico da associação «os Sinos da Sé», com a colaboração artística de Daniel Pereira Cristo, fez a gravação dos temas do seu repertório, usando o processo da gravação individual em estúdio. A produção, os arranjos e a execução de alguns instrumentos ficaram a cargo de Daniel Pereira Cristo e de outros colaboradores, mas também dos elementos do grupo disponíveis, nos instrumentos e nas vozes.

O repertório apresentado neste trabalho consiste em 2 cânticos de louvor, 2 melodias do romanceiro tradicional, 2 cânticos penitenciais, 3 cantigas a Nossa Senhora, uma das quais de origem galega, 1 criação temática à Senhora da Burrinha. As origens deste repertório são explicadas pela história do próprio grupo e de seu director artístico, em termos de recolha, de viagens e de contactos com músicos compositores e autores. A procissão da Burrinha é, em si, uma procissão com músicas próprias, diversas na origem e no modo de execução, as quais acompanham alguns quadros narrativos da procissão que se configura como catequética em termos de referências bíblicas à história do povo de Deus. Todavia, esta procissão foi integrando, ao longo dos anos, grupos musicais que a ilustram em determinados pontos do percurso urbano que ela cumpre. Assim, a Associação «Os Sinos da Sé» costuma instalar-se no espaço da Avenida Central que existe junto do Lar D. Pedro V e aí intervém musicalmente durante o tempo em que decorre a procissão. Como o tempo de espera é longo, o grupo foi aumentando o repertório, inspirando-se em temas que decorrem de práticas tradicionais de acompanhar procissões, procurando uma diversidade de temas que , ou por recolha e retoma, ou por reinterpretação e criação, se adeqúem aos valores que o evento religioso contém e promove: o louvor do povo cristão ao seu Deus, a penitência quaresmal, a oração de perdão, ao narração de histórias de vida, os episódios referidos em lendas, a glorificação da Virgem Maria. O grupo solicitou mesmo a um autor bracarense, o senhor padre Domingos da Silva Araújo, a criação de um tema sobre a mundividência da Procissão da Burrinha, o qual foi musicado pelo compositor bracarense António da Costa Gomes.

O estilo de composição dos temas - criação, arranjo e interpretação – decorre dos parâmetros da música tradicional folclórica, com destaque para a introdução de estribilhos ou separadores instrumentais que amplifiquem e ornamentem a mensagem das letras, para o aumento da coralidade, em casos de recolha de melodia singular, bem como para o recurso à variação rítmica e ao uso de percussões. A participação musical neste evento, no seu todo, vale como sequência de representação cénica, tirando partido das vozes, dos instrumentos e dos trajes.

O disco NA PROCISSÃO DA BURRINHA integra mais quatro composições, quatro extras, digamos assim, que resultaram de trabalhos singulares feitos pelo grupo ao longo do ano de 2019 e no mês de Janeiro de 2021, quatro temas que pontuaram quatro eventos festivos: o S. João, a Senhora do Sameiro, o Natal e as Janeiras. Ficam assim registados para o futuro os trabalhos feitos em tempo de pandemia por uma grupo que viu limitadas as suas actividades, mas que não abdicou de elaborar conteúdos musicais decorrentes de seus objectivos associativos.

Este trabalho tornou-se possível com o apoio da Junta de Freguesia de S. Vítor e da Câmara Municipal de Braga. O design foi criado pela COLORARTE e a produção foi feita pela Brandit Music.

A Associação Cultural e Festiva «Os Sinos da Sé» agradece publicamente a colaboração do músico Daniel Pereira Cristo e louva o seu empenho neste trabalho, não só pela criatividade demonstrada, mas também pela dinâmica cultural que o próprio trabalho implementa nos objectivos da associação e nos projectos transversais que ficam potenciados para outros grupos e outras causas culturais de feição folclórica e tradicional.

Créditos fotográficos: 1ª foto - Hugo delgado; 2ª foto: António Machado; 3ª foto: Junta de Freguesia/CMBraga; 4ª foto: interior do disco / António Machado


Sem comentários: