Pesquisar neste blogue

quarta-feira, dezembro 09, 2020

Leituras de MOVIMENTO, um livro de poesia

 

Para ler este livro de João Luís Barreto Guimarães o melhor é o leitor manter a ligação à internet ou então munir-se de um livro que esclareça o valor simbólico dos astros. Hoje o google presta-se a auxiliar a leitura. Trata-se de uma poesia que tem, neste livro, o cosmos como assunto de ilustração, fonte de referências, tradição cultural, em suma. Esta cosmologia poética é abordada em estilo de conversa, através do recurso ao pensamento parentético, um auxiliar valioso para tudo o que o poeta ou a voz principal quer esclarecer, completar, diluir, problematizar, enfim...O discurso poético parte do nosso quotidiano e assume-o como necessidade verbal de integração nas bíblias dos povos, sim, nesses livros paradigmáticos que estão também na cabeceira de muitos hotéis.

Pois bem, a leitura dá sempre ansiedade de confronto ou de espalhamento de brasas, por isso aqui vão alguns atrevimentos de síntese pessoal.

Em «Dia de Saturno», primeiro movimento no espaço poético sideral, o poeta segue o movimento dos vestígios civilizacionais, dos acontecimentos já considerados ultrapassados, mas visitáveis, revisita as ruínas e as pedras classificadas, os versos ou estrofes em falta, ou em excesso, nas obras, as produções de imitação de cânones, as figurações sugeridas nas proibições de figurar, os ossos das múmias, os objectos de uso na antiguidade... O que pensa o poeta ou o que o faz pensar?: o sentido que está inscrito neles e o sentido que é retirado deles e das circunstâncias em que nos estão acessíveis. O que foi considerado vital perdeu uma vida e ganhou outra, a de sugerir hipóteses de triunfo noutros campos. O movimento que em Saturno interessa é o de saber como nos podemos repetir, ou como queremos morrer, ou como vamos libertar-nos de uns pesos para conseguirmos outras levezas de andar por aqui a visitar museus e obras em ruínas ou em degradações acumuladas. Saturno, lugar de morte ou lugar de vida? É tempo de ir ler a simbologia do astro...


Sem comentários: