Pesquisar neste blogue

domingo, setembro 13, 2009

Projecto Malaca VII

Romaria de Santa Cruz, em Malim, Malaca, hoje às 8.00 da manhã, saímos de casa às 7.00, depois de uma noite de chuva intensa e trovoada, portanto noite mal dormida, mas boa viagem. A romaria tinha imensos chineses e assistimos à missa em chinês. A Santa Cruz está protegida por vidro, aparece «ratada» porque quando era acessível toda a gente gostava de tirar um pedacinho. Tem uma história que não vou contar aqui. No fim da missa chinesa houve distribuição de um pão e uma fatia de bolo e água, tudo devidamente acondicionado, a fazer lembrar as nossas festas com igual costume. Velas enormes, fotografei depois uma que tinha um nome português, provavelmente seguido de todos os familiares.


Agora a foto do pequeno almoço em restaurante indiano.









Começo a compreender melhor como se dança aqui e como se tem de ensaiar. As danças que os 4 grupos aqui apresentam estão bem concebidas para os desempenhos que têm de fazer, para o clima e para os esapços em que actuam. Os trajes são uma escolha dos grupos e se reflectem a parecença com os do Minho é só porque essa nossa região foi a que mais e melhor se impôs no turismo de consumo, mas os grupos, ou melhor, os seus responsáveis, estão a fazer caminho de mudanças, a aproximar-se da cultura local, portanto é possível que no futuro haja diferenças, mas o que os elementos dos grupos vestem está em boa conformidade com o que precisam para actuar, porque aqui actuar significa ganhar dinheiro.
Então o método consiste em apresentar a coreografia como esquema que pode ser realizado por fases, ou melhor, com pausas entre cada uma das execuções, pausas mínimas, ritmadas, equilibradas, mas necessárias para retemperar forças e evitar os excessos de calor. Outra questão é a dos braços, que em Portugal têm uma história de movimento e postura e aqui têm outra, menos levantados, mais conformados ao movimento do corpo na relação imediata com os outros, portanto dentro da esfera que o corpo realiza, sem ultrapassarem a cabeça.

Sem comentários: