Pesquisar neste blogue

terça-feira, setembro 08, 2009

Projecto Malaca IV

A primeira apresentação formal de danças e cantigas. Mostrei o que o nosso grupo fez e faz, descrevi os trajes e expliquei usos e costumes. Depois mostrei também as fotografias do desfile da mordomia e da «parada» ou cortejo histórico-etnográfico das festas da Agonia em Viana do Castelo. A parte relativa aos barcos, ou seja, o desfile dos barcos pelas ruas, é uma aproximação aos festejos de S. Pedro aqui, mas o que surpreendeu foi a reconstituição histórica e o transporte do barco pelos próprios pescadores ao longo da parada.

Hoje fui ao mercado chinês comprar vidrilhos de vários tamanhos, mas pretos. Vi umas chinelas com a biqueira em missanga que são um espanto; cada par custa entre 60-70 euros; são feitas pelos chineses.

Aqui está o pormenor que explica o modo como as raparigas de Viana suportam todo o ouro que levam ao pescoço: ao invés de pensarmos que o pano onde agarra o ouro é ocasional, podemos pensar que ele é afinal o mesmo «bib» ou «buche» que mostra o ouro da mulher portuguesa na Malásia.


Sem comentários: