Pesquisar neste blogue

sábado, setembro 22, 2012

Em memória do professor Manuel Maia (1950-2012)


Faleceu hoje, dia 22 de Setembro, após um tempo crítico de doença, Manuel António Soares Maia, o professor, dirigente associativo e animador cultural , entre as outras dimensões que a sua vida determinou e que ele soube honradamente desempenhar. Natural de Palmeira, contava 62 anos (09.04.1950), estava aposentado do ensino, dedicava a sua vida à família e a alguns trabalhos livres na esfera da sua competência técnica, mas sobretudo ao trabalho de direcção e dinamização da Associação Recreativa e Cultural de Palmeira, de que foi e era presidente.  


Como professor, desempenhou o cargo de presidente do conselho directivo da Escola Preparatória de Barcelinhos durante alguns anos, sendo conhecido pelas suas qualidades de colaboração partilhada do poder, dos problemas e das soluções. Como cidadão interveniente, com uma dinãmica cívica declarada de serviço público, esteve ligado ao poder local integrando a assembleia de Freguesia da sua terra, mas foi como dirigente associativo que deixou marcas na freguesia e junto de quantos com ele colaboraram. Foi o grande impulsionador da construção da sede própria da ARCP, dinamizando todas as valências da mesma, à última das quais, o concurso do vestido pintado, presidiu de forma já indirecta enviando uma mensagem escrita.


Como dirigente folclórico, Manuel Maia, que foi também impulsionador da constituição de uma federação regional dos grupos folclóricos, infelizmente de curta duração, teve um papel decisivo na manutenção e desenvolvimento artístico do Grupo Folclórico e Etnográfico de Palmeira, ao qual ficou indelevelmente ligado nas páginas da Revista do Festival. Homem de boas falas e de bons conselhos, partilhou comigo muitos momentos da sua vida e deixa na minha alma um recheio de ânimo, temperança, optimismo e determinação. Rezo pela sua alma, convicto que estou de que ele passou a integrar o panteão dos justos, à direita de Deus.




1 comentário:

Lucinda Costa disse...

Um grande Homem....Que fazia muito pela freguesia...Vai fazer muita falta....bjs