Pesquisar neste blogue

sexta-feira, novembro 23, 2007

A graça dos frutos e as palavras do amigo

Por me achar com uma infecção de nariz e garganta, o que muito me deita abaixo, recebi do amigo Rogério Borralheiro palavras de consolação, para além de bem escritas, susceptíveis de revelar preocupações comuns, por isso aqui as fixo, ao lado das primícias da sua «leira» de Crespos, onde agora construiu casa e faz trabalho agrícola de monta, duas pêras e uma maçã que, devendo ser para os da casa, foram partilhadas connosco por fotografia de email.

"Aos doentes fazia-se a vi(gi)ta que, para além da presença reconfortante, desejava-se, do próprio, constava de acúcar, uma bola de queijo, café (cevada) , uma galinha e o mais que a bolsa do visitante permitisse. Agora, resolve-se com uma mensagem e muita imaginação para construir o "ar" do doente. Está mesmo doente?, muito ou pouco ou nada?
Caro amigo espero que melhores e te recomponhas pois fazes falta, mas devo
dizer-te que até ausente serves para mobilizar as tuas hostes. O ensaio, ontem, converteu-se num genuino esforço de superar a tua falha, só que, tal como é tradição, o trono sem rei por muitos, quase todos, é disputado. Até se pensou em instituir a República, pugnou o Patrício. O Luís Silva quase que conseguia substituir-te; o Henrique fez, também quase na perfeição, o 1.2.3 ... 1.2.3... "Ó ilusão, fantasia" ... saiu quase perfeito; a Manuela levantou os dedos e pontuou os quatro andamentos do Senhor Freitas meticulosamente; o Aurélio modelou os devaneios do Prata, mantendo-o por perto da melodia que se desejava; o Gomes, esse exigiu a repetição da dança "O Nosso Vira" porque é preciso que saia na perfeição.
Notas importantes: Em Janeiro, a 12, Sábado, é a Feira do Fumeiro de
Montalegre para a qual estás convidado tu e eu e o Castanheira se o desejar, mais as mulheres, óbvio, para estarmos com o Cascais. Este ano não há jantar de Banco. No dia 19, uma semana depois, estás de novo convidadao para estarmos em Montalegre com o Cascais. Nota que isto inclui, claro e sempre, a Tininha. No dia seguinte é o S. Sebastião. Uma semana depois temos a Feira de Boticas. Organiza-te e organiza para que possas cumprir estas obrigações sociais.
Hoje vou a Bragança apresentar as Memórias, estou de saída.
Já agora, será que haverá músicas, há certamente, sobre as Invasões? Tu que gostas de adequar ao tempo e ao momento a música talvez fosse oportuno aprender músicas que evoquem a Guerra Peninsular. Um abraço."

Sem comentários: