Pesquisar neste blogue

domingo, outubro 28, 2007

No País dos Verdes - os sons ajudam a beber

Trata-se de um livro produzido expressamente para o Primeiro Congresso Sobre Vinho Verde – História. Economia, Sociedade. Património (Maia, Porto, Penafiel, Baião:19-21 Outubro 2007), com criações de Aurélio de Oliveira,professor catedrático de História da Universidade do Porto, e eu próprio, mestre em Literatura e Cultura Portuguesa pela UNL, que também fiz a selecção musical.

Este livro contém a comunicação apresentada ao Congresso pelos seus autores na qualidade de membros da «Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”», grupo dedicado à divulgação das criações musicais e coreográficas de foro tradicional e popular do País dos Verdes.


A comunicação consiste na abordagem diacrónica de algumas produções musicais populares consideradas significativas no contexto temático dos Vinhos Verdes, apresentando simultaneamente uma contextualização histórica dos movimentos culturais que fundaram a demarcação desta região vinícola, que a tomaram como fonte de inspiração na literatura e na farmacopeia e que a marcaram como território ou espaço ou paisagem singulares no conjunto das tradições populares e dos documentos ligados à história nacional e local, ao canto, à dança e à língua.


O livro é ilustrado a cores com imagens e fotografias que documentam a presença do Vinho, com relevo para imagens raras da arte sacra e da estatuária religiosa.


O corpo do texto lança novas hipóteses e interpretações (a partir da «provocação» da capa) e algumas anotações históricas sobre o temário dos vinhos. O texto poético, na sua quase totalidade inédito, junta o agradável ao jocoso, por vezes com alguma irreverência, que o tema báquico requer e exige.
Em termos musicais, o livro suscita várias leituras sobre o acumulado musical tradicional e popular e apresenta a anotação em pauta quer de melodias tradicionais recolhidas na região dos Vinhos Verdes, quer de melodias de autores ou grupos de música popular, quer de criações ou arranjos originais sobre temas específicos, valendo a pena citar a obra para coro misto a 4 vozes da autoria do compositor Joaquim Santos, elaborada expressamente para este evento e para circular doravante no repertório dos cantares religiosos dedicados a Nossa Senhora da Vinha.

Na perspectiva do repertório da Associação Cultural e Festiva «Os Sinos da Sé», este livro sugere algumas pistas de redescoberta dos sons que nos convocaram para os trabalhos e as festas, para além de avançar com a necessária redescoberta de outros sons que se tornaram demarcadores da nossa evolução social, antes e depois de Abril de 1974.

Preço: 10,00 €.

3 comentários:

TempoBreve disse...

Parabéns, Zé, por mais esse trabalho. Sabes que a sua temática me é particularmente cara. Se o livro não estiver à venda, de forma acessível, arranja-me um. Mas sem IVA, está bem?
Um abraço.

TempoBreve disse...

Eu encontrei em Vila Real uma "Nossa Senhora Menina". Nunca tinha visto. É muito bonita. Qualquer dia, mando-te a fotografia.
Um abraço.

José Hermínio da Costa Machado disse...

Arranjarei o livro pelo preço indicado, que te é acessível e que acharás barato; aguardo a imagem que fotografaste; espero estar contigo em brave: qual é o teu horário de Brasileira? Um abraço.