tag:blogger.com,1999:blog-22904372.post8986201682893262935..comments2023-10-26T13:04:14.081+01:00Comments on amostras e filões: Vindimas, lagaradas e objectivos pessoaisJosé Hermínio da Costa Machadohttp://www.blogger.com/profile/10396112300843999116noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-22904372.post-43270903219025409032008-11-03T12:32:00.000+00:002008-11-03T12:32:00.000+00:00Claro que o meu comentário foi uma ironia e uma br...Claro que o meu comentário foi uma ironia e uma brincadeira...<BR/><BR/>A tua pergunta final, na minha opinião, é a pergunta que os governantes e burocratas fazem do alto das suas cadeiras!<BR/><BR/>Económicamente e numa perspectiva completamente redutora é óptima decisão.<BR/><BR/>Ontem à noite ouvi uma entrevista dum guru da gestão que dizia:<BR/>As empresas e organizações, que durante períodos de crise conseguirem olhar para lá dos cortes de despesa são as que no futuro terão maior sucesso. <BR/>No caso das empresas, as que para além de cortearem nas despesas continuarem a inovar e a manter vivas as relações com os seus clientes são as que emergirão da crise mais fortes e melhor preparadas.<BR/>No caso das organizações e dos países aqueles que conseguirem cortar nos sitios certos e continuar a alimentar o investimento com maior possibilidades de retorno serão aqueles que emergirão também mais fortes!<BR/>Acredito piamente nesta ideia! É que o mundo não acaba amanhã... mas também é certo que se acabasse acabava para todos!<BR/><BR/>A educação, e os "políticos" dizem-no à boca cheia é o melhor dos investimentos!!<BR/><BR/>Não me parece que estejamos aí no bom caminho!Luis Castanheirahttps://www.blogger.com/profile/18176097976868305935noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22904372.post-64077857924691856602008-11-02T11:36:00.000+00:002008-11-02T11:36:00.000+00:00Luís, o anónimo anterior sou eu, o Zé Machado.Luís, o anónimo anterior sou eu, o Zé Machado.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22904372.post-55304472867634626812008-11-02T11:34:00.000+00:002008-11-02T11:34:00.000+00:00Luís, as teorias do resentimento ou da frustração ...Luís, as teorias do resentimento ou da frustração podem de facto explicar muitas decisões: normalmente quem foi vítima, depois quer vitimizar, quem beneficiou, depois quer beneficiar, quem facilitou, depois quer facilitar. Mas a explicação mais adequada pode estar no exercício do poder: o poder destrói um sistema para se instalar sobre as suas ruínas, quem manda, manda até esmagar o outro. Numa democracia, isto deveria estar regulado, mas há sempre forma de exceder e de fugir: no caso do ensino, se o poder quer o ensino mais barato e mais estatísticamente composto, tem de destruir os factores da carestia e da origem dos números, logo, quem manda, tem de escaqueirar onde acha que está o mal à sua política. É como aquele dirigente bancário que entra a matar só para se afirmar e depois afirma-se mesmo quando as suas medidas já cansaram e já destruíram os seus «opositores». Os aumentos salariais dos professores foram sempre vistos pelo «banqueiro» do Montepio como sinal do despesismo do Estado, só para te lembrar um exemplo caricato, mas real. Se há professores que ensinam Inglês por menos de 5,00€ e não têm vínculo, por exemplo, para quê ter professores titulares?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22904372.post-59290296501705739322008-10-28T09:06:00.000+00:002008-10-28T09:06:00.000+00:00Ola ZéAcho que sei qual a razão de ser desta impli...Ola Zé<BR/><BR/>Acho que sei qual a razão de ser desta implicancia do poder com o ensino!<BR/><BR/>As aulas e a avaliação que grande parte dos senhores do poder deste país tiveram na Universidade Moderna!<BR/><BR/>Só pode ser... <BR/><BR/>A aventura do Engº. Sócrates pelos meandros do ensino superior não foi mais do que uma experiência in loco para avaliar o estado do ensino e não uma "tentativa" de crescer pessoalmente!<BR/>Foi pela sua frequência em Inglês técnico que decidiu dar Inglês aos mais novos e também pela falta de parâmetros de avaliação que denotou que decidiu implementar novas regras no ensino!<BR/><BR/>Assim, sim, está explicado!<BR/>Agora está tudo claro!<BR/><BR/>E como queria ter mesmo a certeza e absoluta confiança ainda pediu piedosamente a uns amigos e colegas que fizessem o mesmo para o estudo ser fidedigno e não enviesado pela (de)mente(ia) de apenas uma pessoa.<BR/><BR/>Será, ou cheira a teoria da conspiração?!!<BR/><BR/>Reflitamos sobre o assunto...Luis Castanheirahttps://www.blogger.com/profile/18176097976868305935noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22904372.post-52905011326611307142008-10-28T07:09:00.000+00:002008-10-28T07:09:00.000+00:00Só posso dizer FANTÁSTICO por ser tão VERDADEIRO!M...Só posso dizer FANTÁSTICO por ser tão VERDADEIRO!Mas o pior é que quem o pode certificar nada ou quase nada pode fazer. Que fazer ZÉ? <BR/>Um abraço<BR/>GracindaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22904372.post-60119714358542973542008-10-27T16:17:00.000+00:002008-10-27T16:17:00.000+00:00Olá, Zé! Posso enviar este texto para o meu grupo ...Olá, Zé! Posso enviar este texto para o meu grupo de amigos? Continuo a deliciar-me com a tua escrita. Infelizmente, os tempos são de amargura:querem roubar-nos o tempo, obrigando-nos a nadar em papéis. Continua a acreditar que as coisas mudarão, para bem de todos. Um beijo grande pata ti e outro para a tua Tininha. Júlia BacelarAnonymousnoreply@blogger.com