Pesquisar neste blogue

terça-feira, setembro 04, 2018

Para abertura do novo ano escolar 2018-2019



















(Alguém me tirou esta fotografia que a Glória me enviou e que aqui registo por estar em consonância com o poema que criei para a abertura do novo ano escolar e que assenta nesta ideia básica de transportar para o interior da escola coisas boas e bons estados de alma que as férias proporcionaram) 

As férias e a escola

Quando o ano escolar termina,
As férias são a folga desejada;
Em tudo se pensa e tudo se combina,
Para a vida escolar não ser lembrada.

Gozam-se as férias, dormindo mais,
Melhor comendo, mais brincando;
Fazem-se projectos com os pais,
E até novos amigos vão chegando;

Visitam-se lugares, parques, museus,
Nas viagens acontecem aventuras;                      
Descobrem-se outros jogos, outros céus,
Acontecem mesmo outras leituras.

E acabas a dizer que as férias foram vida:
Mais soubeste, mais fizeste, mais jogaste…
Tens a cabeça mais leve e mais enchida,
É difícil disfarçar que aproveitaste!

Pois é! As férias só te deram energia!
Por isso aceita estas linhas como sérias,
E para o estudo te dar bom proveito e fantasia,
Traz para a escola o melhor das tuas férias.

José Machado, 2018-2019












(Se na foto de cima me admiro com a minha concentração, nesta fico surpreendido a espantar-me)

Sem comentários: