Pesquisar neste blogue

sábado, junho 05, 2010

Festas e cuidados!

(Fotografia do «santuário» de Mixões da Serra - Vila Verde. Tirada por mim.)

1. Vem o tempo das romarias e estas podem ser o óptimo motivo para uma saída de nós, para uma viagem à volta de «outro quarto».
Quem começar por esta, de Santo António de Mixões da Serra, vá no dia 13, que este ano calha ao domingo e fique por lá o tempo que possa. Tempo é coisa que numa romaria nunca se sabe ao que dá, mas quase sempre tem surpresa.
Até para sentir aquela fartura de sermos como somos, aquele cansaço de rituais e rotinas, aquela ruidosa algaraviada de palavras e músicas.

2. Neste passar discursivo de crises e destempêros governamentais, uma festa é um bom observatório da vida: todo o fingimento ali passa, toda a profundidade de alma ali se refugia e toda a peraltice ali se exalta. Já vivi as festas em estado de optimismo exuberante, mas estou em crer que agora as correrei à procura deste sentimento de decadência e de banalidade que se me alojou na representação do país. Se calhar, todos fazemos o mesmo percurso de romeiros: primeiro guiados pelo desejo, depois guiados pela amargura. «Deixai-me os cuidados, que vos deixo as festas» - escreveu Sá de Miranda. De uns e de outros gostava eu de me livrar!

1 comentário:

André disse...

Mais um belo post professor!
O seu grupo vai estar no Festival Folclórico de S. João certo? Gostava que me pudesse levar um CD que gravaram dos reis!! Quanto custa?

Tenho de actualizar o meu blog.
Espero resposta e obrigado!

Abraço,
André!