Pesquisar neste blogue

segunda-feira, abril 19, 2010

Hoje e sempre!

(Fotografia tirada por meu irmão António na procissão de quinta-feira santa em Braga, este ano. Pela luminosidade do anjo e pela proteccção do guarda-chuva, a fotografia torna-se mais promissora.)

1. Anda no ar e quase na cara da gente, espaço público configurado pelos media, uma zanga intempestiva entre o ME e os dirigentes das centrais sindicais ligadas à educação, como anda a circular aí pela casa da gente, espaço real da internet, uma circular a reclamar contra a consideração da avaliação docente nos concursos de professores. Ou seja, vieram ao de cima os resultados das aclamadas «negociações» que puseram fim ao «clima de nervosismo e instabilidade» nas escolas. Está visto o que significou negociar: montar um cenário de equívocos. Ou os negociadores do Estado prometeram o que não podiam prometer, ou os dirigentes sindicais concluíram o que não podiam concluir. A luta deve travar-se apenas entre eles. A sairmos à rua, deverá ser para responsabilizar quem montou um cenário de aparências.

2. Todos os anos a escola me faz repetir estas ideias peregrinas de começar de novo, de procurar a luminosidade das ideias e de ter confiança no futuro. O meu dilema é precisamente este: como construir o conhecimento e como ensinar os alunos a suspeitarem de quanto vão conhecendo?

3. Leio que o meu país pode estar à beira da falência e amanhã tenho aulas, tenho trabalho, tenho compromissos. Ouço os políticos e pasmo com tanta serenidade. Abro a televisão e o espectáculo continua.

4. Aceito sem reclamação a tolerância de ponto por causa da visita do papa Bento XVI: os alunos carecem de bons motivos para voltarem a ser anjos luminosos!

1 comentário:

Anónimo disse...

A fé - a crença é, na minha opinião, um apoio espiritual que nos ajuda a tomar certas decisões.
Umas certas outras erradas.
No entanto, e neste caso,a crença é que nos levou muitas vezes a tomar essas decisões, como se diz, foi com boa intenção.