Pesquisar neste blogue

sexta-feira, janeiro 01, 2010

Auto de Natal - Tradição de Cervães - Vila Verde



No dia 25 de Dezembro, às 7.00 horas da manhã, em Cervães, no Mosteiro do Bom Despacho, celebra-se a missa do galo, com representação do auto de nascimento do Menino Jesus. A representação acontece no fim da missa e desenvolve-se num aparato cénico entre o altar-mor e uma cabana montada no lado direito, sensivelmente a meio da nave central da igreja. As luzes apagam-se, a neve começa a cair do alto, efeito sempre surpreendente para quem assiste pela primeira vez, e uma cortina abre suavemente, em cima, no altar: é o anjo anunciador que traz a boa nova. Depois entre o altar e a cabana há uns fios por onde vai deslizar um berço com o Menino até aos braços de sua mãe e de José. Quando Maria recebe o Menino repicam os sinos e cantam-se uns versos tradicionais onde pontua, no coro, um locução conjuncional concessiva de vetusta idade e de efeito sintáctico transformador: indas que Ele é pequenino, em todo o o mundo governa! As vozes do alto vão ao limite e a polifonia popular é um acontecimento. vale a pena ir, assistir, ouvir, cantar e beijar o Menino numa comunidade assim.

3 comentários:

Anónimo disse...

É sempre importante lembrar as nossas tradições de Natal, dizer que elas ainda estão bem presentes e continuam a ser praticadas em muitas localidades do nosso país.
A nossa região minhota tb tem a sua riqueza natalícia através de inúmeros presépios ao vivo em várias freguesias.
Numa sociedade moderna cada vez mais competitiva e materialista, é sempre com carinho que apreciamos estes eventos tradicionais, que por uns minutos nos projectam para a nossa infância.

ines martins araujo disse...

Fico muito contente em ver que ainda se cumpre tradiçoes que relembro de pequena e que neste dia de vespera de natal me lembro sempre do nosso mosteiro infeitado cheio de musica em que nos dava uma alegria e as novenas tudo em si me fez crescer e continuar a relembrar desses bons momentos !estar longe mesmo assim nunca esquecerei da terra aonde nasci e que recordo com emoçao e saudade !acreditem que se ai estive se participaria nos trabalhos para esses efeitos continuar !abraço

Anónimo disse...

Estou longue do Meu país mas e Bom mexmo no estranjeiro. Relembrar os momentos kuando ai vivia na minha terra natal