Pesquisar neste blogue

quinta-feira, agosto 06, 2009

Em férias!

A foto foi tirada no jantar de anos do António Castanheira, na Casa do Professor, bom lugar para estes eventos (4 de Agosto). Vão-nos pesando os anos, mas tudo temos feito para os merecer. Aqui estamos nós, eu e a Tininha, velhos amigos do António e da família, que entretanto foi crescendo e agora já tem a netinha Matilde. Foi uma festa feliz!

As férias são tempo de descanso, de sonos reparadores e de viagens ou passeios provocadores, coisa que se tem conjugado de modo muito livre, à volta de nós próprios e um dia ou outro para o pé do mar ou até Raiz do Monte, já ali. Não falta que fazer nem falta para onde ir, mas nem se faz nem se vai e onde se fica, a conversa ocupa-se de fazer as vezes. De qualquer forma o tempo fica cheio e corre favorável: pelo correio chegou um apelo quase irrecusável de ir eu até Malaca no próximo Setembro, coisa de que ando a tratar e, se for o caso, de que falarei depois.

Ao mar, ali a Esposende, já fui por horas, branquinho de interior, mas já de lá vim corrido com o vento. Entretanto fui a Guimarães ver a Marcha Gualteriana, coisa que eu andava há anos para saber o que é e como corre: vi que chegue para anos futuros, um misto de pagode e de crítica, bem organizada, é certo, vivida com empenho de actores e multidão de curiosos, mas isso mesmo: um intervalo urbano. Fui também a Vila do Conde ver a feira de artesanato, peregrinação quase obrigatória e sempre bem achada: gostei de todas as peças a concurso e apreciei sinais de renovação artesanal, dei apreço à teimosia e repetitividade, entusiasmei-me. Passei por Ponte da Barca, evoquei o fado de Coimbra na voz de um amigo recentemente desaparecido, advogado, cujo nome não consigo lembrar, animador que era das melodias populares e das quadras nos salões da velha canção do Mondego, depois passei pelos Arcos e por Ponte do Lima, terras que espelham um país em desenvolvimento, terras que são sempre lugares a descobrir.

Sem comentários: