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terça-feira, fevereiro 03, 2009

Sobre o tal relatório da «OCDE»

Já fui ler e já li o que outros disseram, porque também leram, e um deles foi Ramiro Marques cuja apreciação corroboro e à qual acrescento: o relatório conclui como boa a política concebida para a gestão curricular e do parque de escolas do 1º ciclo sem apoio em quaisquer documentos ou trabalhos de pesquisa, considera bom o que se publicitou como bom. E pronto! Daqui para a frente, se tomarmos isto como «metodologia da OCDE» podemos fazer quaisquer relatórios: os resultados não decorrem do processo final, decorrem das medidas iniciais. Exemplos: a escola a tempo inteiro é uma boa medida, porquê? Porque foi pensada para ser uma boa medida como escola a tempo inteiro. Estão a perceber? Outro exemplo: As lideranças individuais na gestão hão-de trazer mais eficácia ao processo? Como é que sei? Porque foram concebidas já com o discurso incluído de serem eficazes! A genética do discurso define o resultado final. Nanotecnologia pura!

1 comentário:

Anónimo disse...

O 1º ciclo sempre foi, ainda é e será sempre o "parente" pobre da educação apesar dos relatórios dizerem o contrário.
A nova proposta aponta para as escolas do 1º ciclo virem a estar abertas 12h por dia.
Que tempo passarão as crianças com a família? Pouco ou nenhum mesmo.
Qualquer dia passarão a ser dormitórios mesmo, uma vez que há cada vez mais salas sem alunos e por isso o espaço não falta...