Em algum lugar do estudo da OCDE se provará que o sucesso do sistema de ensino do 1º ciclo se ficou a dever à definição atempada, oportuna e seriamente negociada inter pares, dos objectivos individuais por parte dos professores envolvidos?
O Estudo da OCDE não terá apontado, por acaso, a existência de maus professores e de casos de docentes com necessidade de aulas assistidas e de formação acelerada?
O estudo noticiado conterá algum relato de práticas didácticas ou pedagógicas de professores excelentes? Ou os professores são nele indiferentemente considerados?
Acaso em tal estudo se diz, ou aventa a hipótese de dizer, que os resultados seriam outros se porventura já estivessem em funcionamento as quotas para excelentes e muitos bons professores?
Em alguma parte desse documento se refere que o sistema de ensino no 1º ciclo beneficiou da introdução da divisão da classe docente em professores titulares e não titulares?
NB. Eu só me interrogo para ler com mais atenção depois, porque ainda não li nada do referido relatório.
3 comentários:
Afinal, parece que não há relatório nenhum da OCDE. É mais uma mentira que a própria OCDE fez questão de desmentir. Foi um relatório encomendado e que analisou seis Câmaras PS e a de Gondomar que é a Câmara laranja mais cor de rosa que existe em Portugal. Um abraço e parabéns por este excelente blogue que já faz parte das minhas consultas diárias.
José Carlos Ferreira
Diz o provérbio que
"Para lá do Marão, mandam os que lá estão" (talvez a foto não tenha nada a ver com o Marão, pois na verdade a minha geografia já está muito esquecida...) é como na Educação, para lá dos "falsos" relatórios mandam os que lá estão com maioria(ME e companhia)!
No 1º ciclo está tudo na mesma.
Na realidade, acho que está pior, há mais confusão por causa dos novos horários com a introdução das act.de enriquecimento curricular. Estas deveriam trazer benefícios para os alunos. Não digo que não trazem, pois é bom aprender inglês, pintar, cantar, praticar desporto. O problema é a falta de condições em que essas act. se realizam para não falar da desorganização que causa a falta de profs em certas áreas ou quando um falta e os alunos andam pela escola a correr de um lado para o outro a perturbar as aulas que decorrem...
há tanta coisa ainda para melhorar.
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