Pesquisar neste blogue

terça-feira, junho 24, 2008

Joaquim Santos (1936-2008)

Hoje é dia de S. João.
Esta madrugada, com a manhaninha pela frente, aspergida pelo orvalho e desejosa de Sol, faleceu o músico Joaquim Santos. Quem o conheceu e privou com ele sofre este momento como perda irreparável.
Era padre, vivia entre Cabeceiras e Roma, dedicado à criação musical e à compreensão do mundo. Tolerante, aberto à plurividência de Deus e dos sons da vida, sucumbiu à morte com uma corrente inesgotável de trabalho em cima da mesa.
Faleceu um amigo, um compositor, um génio!
A sua nota biográfica começava assim: «Joaquim Gonçalves dos Santos, nasceu em Riodouro, Cabeceiras de Basto, em 1936. É filho de uma família simples do campo, onde a música teve sempre um papel preponderante e que, certamente o tem influenciado ao longo da sua vida de compositor. Seu pai e seu avô paterno tocavam guitarra, flauta transversal e harmónica.»
Esta clareza de genealogia era um pergaminho, na casa da casinha que a família mantinha desde há três séculos e onde uma corrente de água lhe acompanhava contínuamente os passos. De lá vê-se o Marão e ouvem-se os poetas da Montanha.
Hoje é dia de S. João e o meu Grupo vai cantar duas peças dele na procissão. Paz à sua alma!


Sem comentários: