Pesquisar neste blogue

domingo, março 30, 2008

Prolegómenos - Crónicas de Barroso

Trata-se de um novo livro do escritor Bento da Cruz, uma compilação das crónicas que escreveu no jornal de que é director, o Correio do Planalto, desde há uns anos a esta parte, melhor, depois da revolução de Abril.

Vou apresentá-lo na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga, no próximo dia 5 de Abril, sábado, à noite, depois do jantar, uma feijoada à transmontana, ementa que bem poderá ser tomada como metáfora do livro ou como alegoria das crónicas do escritor: uma combinação de pontos críticos sobre a terra barrosã, seja esta tomada como paisagem matricial, seja considerada terra de origem, seja pensada como território de afectos, quer desejada como pátria de cidadãos.

Questões de toponímia, questões de fauna e de flora, questões de energia, questões do tempo e do clima, questões de fé, histórias de gentes, casos de vida - tudo na linguagem da insídia, da corrosão, da teimosia, do sarcasmo, da ironia, da provocação de consciências e de vontades. Tudo recados com destino, tudo picadas e tacadas, tudo na conta, no peso e na medida.

O escritor regressa onde sempre esteve, ao coração da terra, da serra, do campo, da casa, da sua rua, do seu céu, da sua língua. E regressa munido de tudo quanto aprendeu a recusar... Bento da Cruz na sua simplicidade refinada!

Sem comentários: